Letras Elétricas
Textões e ficções. Tretas e caretas. Histórias e tramóias.
by J. G. Gouvêa

Livros Publicados

Obras indisponíveis, republicações e participações em coletâneas ficam nesta página.

Clark Ashton Smith: Além da Imaginação e do Tempo

thumbnail

Os que acompanham o meu blog há bastante tempo já ouviram falar muitas vezes de Clark Ashton Smith, um escritor americano de fantasia, relativamente desconhecido no Brasil, mas extremamente influente entre os autores de ficção e fantasia do mundo anglófono. Inclusive vocês já tiveram a oportunidade de ler aqui algumas traduções amadoras que fiz de seu trabalho, além de alguns artigos sobre sua vida e obra.

Inimiga Interior

thumbnail

Participando pela segunda vez do Prêmio Kindle de Literatura, para este ano enviei uma noveleta de suspense com pouco mais de dez mil palavras. “Inimiga Interior” é a história de uma mulher que sofreu a vida inteira de dupla personalidade e que agora está morta. Seu marido está na cadeia, único suspeito do crime. Culpado ou inocente?

“A Terra da Noite”, pela Primeira Vez em Português

thumbnail

Ontem chegaram pelo correio os meus exemplares de “A Terra da Noite”, romance clássico da ficção fantástica que eu tive o imenso prazer de traduzir pela primeira vez para a língua portuguesa e que foi publicado pela Clock Tower. Corri a arrebentar impiedosamente a embalagem para tocar os livros, finalmente, depois de dois anos de espera.

Prova de Vida

thumbnail

Veloso trabalha em um banco e atende uma jovem misteriosa que deseja fazer a “prova de vida” de seu avô, que está acamado. Contra as instruções normativas da empresa (e o que recomendaria o próprio bom-senso), ele decide visitar a família do idoso, para assegurar-se de que está vivo, para então autorizar a continuidade dos pagamentos de seus benefícios de aposentadoria.

A Sombra na Serra do Relógio

thumbnail

Doda vivia uma vida bastante comum em um lugar perdido do interior do Brasil, há pouco mais de cinquenta anos, quando sua terra foi visitada por um estranho fenômeno, a partir do qual todas as fundações do que achava normal foram sacudidas. De repente sua família passou a ter um passado estranho, seus vizinhos revelaram coisas que ele nem imaginava, e ele termina ferido e semi-inválido, sonhando em recuperar a força física, a auto-estima e o entendimento do mundo. A partir daí começa sua jornada, que o traz de volta ao encontro de seu passado e de suas limitações.

O Preço da Passagem

thumbnail

Francisco é um homem conturbado por um passado misterioso do qual ele não consegue nem se lembrar e nem se livrar. Em suas alucinações ele vive um pesadelo no tempo da ditadura militar, no qual visita lugares sombrios e tem experiências de profundo pavor. No presente, ele tem de confrontar-se com esses fantasmas enquanto tenta recuperar sua memória, na qual persiste um grande buraco negro.

thumbnail

O futuro da exploração espacial não está em inauditas tecnologias, mas em uma antiga ideia que a humanidade já quase esquecera. Mas nos confins do espaço existe um perigo extremo, que ameaça a própria existência da raça humana. Por muito tempo esse perigo tem sido mantido em segredo, porque a curiosidade do homem é mais forte que o terror da destruição, mas chegou a hora de finalmente ser entendido e revelado o supremo horror do espaço profundo.

As Cinco Vezes em que o Diabo Enganou Manoel Medeiros

thumbnail

O que você faria se presenciasse um crime bárbaro e pouco depois alguém aparecesse disposto a lhe pagar uma fortuna para que você justiçasse o perpetrador da maldade? Este é o dilema moral de Manoel, um homem simples de uma cidadezinha do interior, cuja mágoa com as injustiças do mundo vai crescendo até ferver no dia em que presencia um crime a sangue frio. A partir desse momento, terá de decidir para que lado seguirá sua vida.

A Invasão

thumbnail

Esta noveleta cheia de ação, aventura e cães famintos é um dos nove textos que compõem a coletânea “Mythos Mineiros” e é o mais original, em minha opinião, embora talvez não o melhor. Certamente será o que mais agradará ao público jovem, ligado em aventuras, por causa do grande número de elementos de aventura e do ritmo narrativo ágil. Nela encontramos isolados no mais improvável dos lugares, um bordel de alta classe em uma cidade do interior, um grupo de sobreviventes de um evento apocalíptico. Dali planejam o que fazer, diante da presença cada vez mais ameaçadora de estranhos seres voadores.

Amores Mortos

thumbnail

Como você lida com as lembranças de seus amores passados? Qual o critério que usa para buscar seus relacionamentos? Oswaldo Silva, o protagonista de “Amores Mortos” se caracteriza por duas peculiaridades. Primeiramente desenvolveu uma preferência por “atacar” as mulheres vulneráveis, isto é, toma a iniciativa com aquelas que ele percebe já estarem interessadas nele. Esta é a abordagem a que chama de “predação por tocaia”. Além dessa estratégia, que a maioria dos homens considera desprezível, inclusive pela tendência a fazê-lo colher quase só os “frutos mais baixos”, Oswaldo não sabe se desenvencilhar dos relacionamentos falhados, o que o leva a prolongar amores que não tem futuro e revisitar paixões que já não tinham dado certo. Ao longo da vida, esses hábitos o vão levando a uma situação emocional cada vez mais complicada, na qual tem cada vez menos controle.

Praia do Sossego: 2ª Edição

thumbnail

O jovem Ricardo vinha enfrentando uma fase ruim em sua vida, que lhe parecia cinzenta e sem rumo desde a morte de sua querida Helena. Perdido em melancolia, vive de maneira meio automática, sem sentir profundamente coisa alguma além da saudade. Até que um dia decide fazer sozinho a viagem à praia que um dia prometera fazer com a amada. Uma viagem que o afasta de cada, das lembranças ruins — e também das boas. Os imprevistos do caminho vão acordando o seus sentidos e preparam-nos para experimentarem novamente as cores e sabores da vida.

O Reino Esquecido

thumbnail

Como você faria se tivesse diante de si um frágil indício de algo importante a respeito do passado? Esse é o dilema enfrentado pelo jovem Jacques Erhardt, e que vai levá-lo a muitas frustrações. Ao mesmo tempo, conhecemos Raimundo, um jovem absolutamente detestável que deseja aventuras a todo custo. Como seus destinos se encontrarão? Após longos dez anos de gestação (que incluíram um período de cinco ininterruptos de abandono), está na Kindle Store o romance “O Reino Esquecido”, a minha primeira tentativa de romance sobre a história (não é um romance histórico).

Aforismos e Provocações

thumbnail

“O cometa da interpretação de texto passa próximo ao planeta a cada 333 dias, e quando isso acontece alguém consegue entender uma postagem com mais de quatro frases que contenha alguma ironia.”

“Os Livros Apócrifos” — Antologia

thumbnail

Organizada por Rubem Cabral, esta é a segunda antologia da Editora Caligo de que participo, esta reúne textos inspirados pelas narrativas bíblicas, tanto do Velho quanto do Novo Testamento. Nove autores exploram temas paralelos às narrativas conhecidas, ou adicionam novas dimensões a cenários que a Bíblia mesmo não chega a desenvolver. Minha participação é com o conto “Epístola de Pilatos”, que tenta narrar a Paixão de Cristo pela ótica do procurador romano do Judeia.

O Pecado da Tristeza

thumbnail

Lançado pela ComArte (editora-laboratório da USP), O Pecado da Tristeza e outras histórias, meu segundo livro solo publicado, sétimo no total, é uma coletânea de histórias escritas entre 2006 e 2010, que reflete os valores e ideias que me assaltavam naquele momento. Conta com apresentação do escritor Ronaldo Cagiano e inclui 25 contos que giram em torno dos temas solidão, tristeza, melancolia e depressão. Alguns dos contos incluídos no livro podem ser lidos, em suas versões-rascunho, aqui mesmo no blog. Todos eles passaram por revisão estilística e ortográfica, além de um intenso processo de troca de ideias entre eu e o responsável pela edição. A obra ainda está à venda na loja da editora

Redrum — Contos de Crime e Morte

thumbnail

A primeira coletânea de que participei em muito tempo, e “abre os trabalhos” com minha nova editora. Para esta coletânea, produzi um texto original chamado “[A Noiva Liberdade][noiva]”, que se baseia em uma ideia retirada de um poema de Castro Alves. Pelo conceito da coletânea, todas as histórias deveriam ser sobre crimes de morte, mas eu, para não cair no lugar-comum, inventei um tipo insidioso de crime, que dificilmente seria punido pela justiça dos homens.

O Mundo Fantástico de Howard Phillips Lovecraft

thumbnail

Edição independente de uma coletânea de algumas das obras mais significativas do mestre americano do horror cósmico. Participei com as traduções de cinco contos: A Busca de Iranon, Um Sussurro nas Trevas, O Inominável, O Depoimento de Randolph Carter e O Habitante das Trevas. A Edição da Clock Tower é um projeto ousado, movido apenas pelo trabalho de voluntários (tradução, revisão, ilustração, projeto gráfico, catalogação) e com a proposta de venda a um grupo fechado de compradores, ele dá à luz um volume que deve, em breve, ser referência para autores brasileiros de ficção científica e horror: a primeira edição abrangente das obras de H. P. Lovecraft no Brasil.