Você Ainda Lê Blog?

Gostaria de fazer uma provocação aos meus leitores, amigos ou inimigos. Há quanto tempo você não lia um blog?

Mantenho o Letras Elétricas no ar desde junho de 2010, quando ele ainda era um projetinho tosco hospedado no blogspot.com — um serviço que hoje quase ninguém usa mais. Comecei com algumas postagens sobre como eu havia utilizado o [latex]\LaTeX[/latex] para formatar umas revistas literárias que eu tinha acabado de fazer. Depois eu me convenci de que era interessante ter um blog e comecei a publicar uns contos. Depois me convenci ainda mais e transcrevi todos os contos que já havia escrito até então. Em alguns casos, jogando as datas de postagem para anos antes, as verdadeiras datas de escrita.

São nove anos e um mês desde que comecei com esse espaço e já vi muita coisa acontecer. Entrei com a “blogosfera” no auge e as redes sociais crescendo a olhos vistos. Na época, todo mundo acreditava que o tráfego social ajudaria a divulgar o conteúdo dos blogs e todo mundo ganharia dinheiro com AdSense.

Na prática, como se vê, os ganhos com AdSense não foram exatamente extraordinários. Esse saldo de $36.41 (dólares) é o que acumulei desde junho de 2011, quando comecei a pôr blocos de anúncios, porque o Google só me enviará a remuneração quando ela chegar a cem dólares.

Esse blog já teve dias melhores (e piores também) e eu não estou reclamando da visibilidade que ele me dá, considerando que eu não tenho dinheiro para investir em divulgação, mas o que ele não tem mais é boa companhia.

Há algum tempo os blogs estão desaparecendo. Cada vez mais os blogueiros abandonam seus espaços — algo tão deprimente que eu desisti de manter um blogroll: quase todos os sítios legais que eu encontrava estavam já paralisados ou eram paralisados pouco depois. O tráfego cada vez mais retorna somente das redes sociais porque mesmo você “linkando” para outros lugares os visitantes não vão.

A última vez que alguém chegou a meu blog proveniente de um backlink foi há exatamente três meses e a vez anterior a esta fora há oito meses (desconsidere o “tipsypilgrim”, que está em inglês e porque eu não tenho a mínima ideia de como alguém linkou de lá para mim, e o “uptime”, que é um plugin do WordPress para avaliar a disponibilidade do site).

A questão é que há referências ao meu blog em uma série de lugares, mas os visitantes simplesmente não clicam nos links!

Fico com a impressão de que os usuários estão, cada vez mais, desaprendendo como navegar na rede mundial. Estão se mantendo cada vez mais prisioneiros das redes sociais e só tomam conhecimento daquilo que aparece nelas. Os blogs, como este, estão se tornando uma espécie de “Deep Web”.

Isto é bastante triste, porque significa que a internet está se tornando um espaço monopolizado e restrito. A antiga ideia de uma rede anárquica distribuindo conteúdo entre iguais (peer to peer) parece ter morrido. Então me responda:

  • Há quanto tempo você não visitava um blog?
  • Há quanto tempo você não clica(va) em link para outro blog enquanto lia uma postagem?
  • Há quanto tempo você não posta(va) comentários em blog?

Estas respostas o ajudarão a chegar a conclusões, que podem ser ou não as mesmas a que cheguei, mas se você tiver um tempinho, que tal responder a esta pesquisa para me ajudar a entender?

One thought on “Você Ainda Lê Blog?

  1. Cheguei aqui pelas suas respostas do Quora e tenho certeza que o leitor que você atrai está bem longe desse perfil de pessoas que se deixaram isolar dentro das redes sociais.
    Escrever pode também ser um ato egoísta, eu estou quase abrindo um blog ou um médium porque percebi que o meu diálogo interno pede por isso. Escrevo mensagens extensas nos grupos de WhatsApp que participo e muitas vezes me pergunto: “Alguém vai ler isso? Alguém leu?”, mas continuo escrevendo porque é preciso expressar e registrar. Terapia gratuita.

    E o que são 9 anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *