Algumas das Melhores Frases de “Terra da Noite”

Concluída a tradução, compartilho com meus leitores uma pequena lista de frases de impacto extraídas do livro. Através delas espero convencer os leitores de que W. H. Hodgson não era tão canastrão quanto os seus críticos o fazem parecer. Era uma personalidade complexa e capaz de escrever extraordinária ficção, mas que padeceu de algumas dificuldades para publicar seu trabalho e não recebeu boa orientação de seus editores. Só isso.

  • “Era só o meu ser inteiro que estava em turbilhão.” (23) – Um belo exemplo de oxímoro.
  • “Seduzi seus corações, apesar de irar seus cérebros, de tal forma que se recusaram a considerar como sério e verdadeiro o que seus corações acatavam alegremente, assim como recebemos a maravilha da poesia em nossas almas.” (46) – Não é assim que a gente se sente às vezes, quando percebe que as pessoas entendem que falamos a verdade mas não podem admitir?
  • “A história de todos os amores é escrita pela mesma pena.” (50) – Que desminta Hodgson aquele que conseguir escrever uma história de amor que não se pareça com nenhuma outra.
  • “Podemos enfrentar quaisquer circunstâncias e nos acostumarmos com elas, e sobreviver a elas com sabedoria, se formos prudentes e considerarmos métodos inventivos.” (55) – O ditado popular é mais colorido: “a gente só não se acostuma com a morte e dor de dente”.
  • “Não está de acordo com nenhum princípio que a punição faça de um homem exemplo para o benefício alheio.” (66) – Mas há muita gente que acredita que se Pedro apanha João aprende.
  • “Nenhum ruído conseguia ofender o meu espírito da mesma maneira que aquele silêncio.” (85) – O silêncio é dourado, né? Para Hodgson, não. Silêncio é morte, viver é fazer barulho.
  • “A aventura é o desejo da Juventude, abandonar a Segurança é a rebeldia natural do espírito e quem reprovará ou se arrependerá, pois seria triste se essa parte do Espírito Humano se perdesse.” (89) – Ou seja: a gente vive é para errar e meter os pés pelas mãos mesmo. O ser humano não nasce sábio ou não nasce humano.
  • “Melhor ir devagar e ter sucesso que ir depressa para a Destruição.” (95) – Diga isso a todo aquele que estiver apressado e dizendo que não tem tempo de parar para pensar.
  • “Não é certo viver sempre acenando uma despedida, em vez de ir.” (102) – Da mesma linha que diz que o cão que ladra não morde.
  • “O coração é mesmo algo estranho e rebelde, dado a esquecer depressa os medos e logo buscar uma imperdoável travessura.” (109) – Ou seja: é da natureza do ser humano repetir sempre os mesmos erros que o fizeram sofrer.
  • “Ninguém deve confiar às cegas no desconhecido […] mas, ainda assim, somos tolos de acordo com o que sabemos e com nosso caráter(128) – Dunning-Kruger Effect?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *