Crônicas

Em geral as minhas melhores crônicas são textos humorísticos ou satíricos com uma certa dose de crítica abstrata a costumes. Raramente você vai encontrar elementos que tendam para auto-ajuda ou passagens tristes. Esses são os que eu normalmente indico.

Bob e o Felino
Toda noite o gato se deita para dormir na beira da varanda do vizinho, que é visível de nosso quintal. Bob vai até o gramado, o mais perto possível do bichano, e começa a latir como quisesse afastar a presença de Satanás.
Se eu Fosse o Voldemort
Uma das razões pelas quais o Mago das Trevas foi tão facilmente derrotado se encontra na sua péssima escolha dos objetos que transformou em horcruxes.
As Coisas e os Nomes das Coisas Não Coisam Bem
Em português as coisas têm nomes diferentes conforme o contexto. Nem toda coisa é a mesma coisa na mão de qualquer um, ou em qualquer lugar. Este é um guia rápido para estrangeiros ainda não acostumados aos nossos modos.
O Pior Presente que se Pode Ganhar
Os piores presentes que alguém poderia lhe dar incluem uma gravata, se você, como eu, não tem o hábito de usar, meias, que sempre serão menores que o necessário, caso sejam presenteadas, e também aqueles agasalhos de lã feitos em casa por uma de suas tias, sempre empregando duas cores absolutamente discordantes. Bem, minto.
Tá Nervoso, Vai Pescar
Nenhuma atividade humana me parece menos adequada ao relaxamento do que pescar. Dizem que é bom para enfrentar o nervosismo, mas só se você quiser enfrentá-lo num ringue de artes marciais.
Sinais (Imprevistos) de que a Idade Adulta Chegou
1. Você nunca mais se deita sem pensar no que vai fazer no dia seguinte. 2. Quando acorda, tem sempre algo doendo.
A Heresia da Pizza Caseira
A pizza é um alimento dos deuses. Não digo isto porque seja excepcionalmente deliciosa, mas porque são necessários atributos (e equipamentos) verdadeiramente divinos para prepará-la.
Parabéns aos Jovens de Hoje
O planeta levou bilhões de anos para desenvolver vida. Depois levou mais uns bilhões de anos até produzir mamíferos. Mais algumas dezenas de milhões de anos para produzir primatas.
Sobre Lugares que Deveriam Mudar de Nome, e outros que não
Carlos Drummond de Andrade publicou em 1934 um livro intitulado “Brejo das Almas”, assim chamado em homenagem a um município do norte do estado de Minas Gerais.
O Lobo do Leme
Reconheço que é inútil tentar conduzir a conversa quando se trata dele, então acabei aceitando a pergunta, na esperança de que as dobras do assunto acabassem por esbarrar na resposta do que eu queria descobrir.
A Flor do Maracujá: Análise Iconoclástica
Apareceu em uma comunidade literária do Orkut um aluno desses preguiçosos que estão sempre procurando quem lhes faça seus trabalhos escolares (afinal, é preciso sobrar tempo para o videogame).
Tipos de Colegas de Trabalho
Elevador – todo mundo sabe de onde vem e aonde pode ir, mas há muitos que não confiam. Fungo – fica no escuro e se alimenta das sobras. Grampeador – especialista em juntar de qualquer maneira pedaços de ideias alheias, mas frequentemente não funciona quando é preciso.
O Charuto de Freud
Não percebeis que o hábito de fumar é uma sublimação? O homem que fuma nada mais faz do que compensar sua libido adulta por uma frustração sofrida durante a fase oral de seu desenvolvimento psíquico!