O Pecado da Tristeza

Lançado pela ComArte (editora-laboratório da USP), O Pecado da Tristeza e outras histórias, meu segundo livro solo publicado, sétimo no total, é uma coletânea de histórias escritas entre 2006 e 2010, que reflete os valores e ideias que me assaltavam naquele momento. Conta com apresentação do escritor Ronaldo Cagiano e inclui 25 contos que giram em torno dos temas solidão, tristeza, melancolia e depressão. Alguns dos contos incluídos no livro podem ser lidos, em suas versões-rascunho, aqui mesmo no blog. Todos eles passaram por revisão estilística e ortográfica, além de um intenso processo de troca de ideias entre eu e o responsável pela edição. Os vinte e cinco contos são:

Chega de Anjos
Alcoolismo, depressão e a leitura de Dom Casmurro influenciando a vida de um casal de classe média.
A Vampira de Leopoldina
A visão idealizada da vida de uma jovem enigmática pelos olhos de um homem de meia-idade .
Tio Gumercindo e o Horto
Um jovem volta à sua cidade natal para o funeral de um tio e encontra alguns fantasmas de seu passado enquanto se refugia em um parque florestal para se recuperar da dor da perda.
Uma História de Amor sem Amor
Duas pessoas solitárias que vivem um relacionamento mais fisiológico do que espiritual.
Por Causa de Valéria
A última aventura de um homem que acaba de perder a mulher que ama, em relação a quem ele desenvolvera um relacionamento doentio.
Uma Foto Infeliz
A hipocrisia do ambiente corporativo e as pressões de uma carreira careta criam um conflito injusto por causa do indevido registro de um momento de descontração.
Nada de Mais, Só a Chuva
Um poema em prosa sobre a solidão de um adolescente.
Amigos, Amigos
Após a partida de seu melhor amigo para uma cidade distante, um jovem tenta se reconciliar com sua autoimagem, ao mesmo tempo em que tenta disfarçar do leitor algo que parece muito evidente.
O Almoço de um Solteiro
A rotina cinzenta de um jovem pobre na cidade grande, afastado da família e dos amigos.
A Montanha
A relação afetiva de um jovem que foi um menino doente e da montanha que via à beira da estrada, nas frequentes viagens que fazia durante o seu tratamento. Adulto, ele se muda para a cidade de onde poderia estar mais perto daquela paisagem.
A Pilastra
Uma artista em crise criativa reencontra um antigo colega de segundo grau, que ela ajudara a humilhar.
Um Desaparecimento
Uma crônica sobre a fragilidade da existência no mundo virtual.
A Noite com Johnnie Walker
Lembranças de uma inocência perdida.
Pregando na Praça
A tristeza daqueles que têm na fé o seu último e único motivo para viver.
A Mulher do Escritor
Sobre as imaginárias agruras de um autor profissional que enfrenta a cobrança da editora e a falta de compreensão da família.
Multiplicai-vos e Crescei
Um médico diante do dilema de uma adolescente grávida.
O Salário da Perseverança
Para subir na carreira, Rosana abriu mão de muitos de seus sonhos e até mesmo de cuidados consigo mesma.
Aprendiz de Feiticeira
Poema em prosa sobre uma jovem que descobre o sexo.
O Pecado da Tristeza
Mini conto sobre a dificuldade que os amigos têm para compreender a depressão.
Secretária Eletrônica1
Às vezes o amante se torna tão chato e insistente que corre o risco de as paredes realmente o ouvirem.
O Flautista
Uma parábola sobre a vida simples em uma “cidadezinha qualquer” que Drummond teria imaginado.
O Abismo Também te Contempla
O amor que se torna imprevisível quando um dos dois não está preparado para aceitar o inesperado.
O Tesouro de Sérgio
Enquanto o amigo padece de mais uma crise depressiva, a melhor coisa a fazer é…
Considerações Sobre a Imobilidade
Crônica sobre a alta tolerância que alguns indivíduos têm à falta absoluta do que fazer.
O Tratamento Homeopático da Solidão
Um jovem solitário aceita participar de um experimento curioso proposto por um médico idoso.

Apesar de antigos, os contos não são de forma alguma inferiores aos que escrevo atualmente. Inclusive o mais antigo deles, “História de Amor Sem Amor”, eu considero um dos melhores que já escrevi. Qualidade à parte, alguns desses contos estão entre os que mais me agradam pelo tema, pelo resultado estético e pelo significado. Estes meus favoritos são “Chega de Anjos”, “Tio Gumercindo e o Horto”, “Uma História de Amor Sem Amor”, “Uma Foto Infeliz”, “A Pilastra”, “Multiplicai-vos e Crescei”, “O Salário da Perseverança” e “O Tratamento Homeopático da Solidão”. Dificilmente estes contos estariam de fora de qualquer antologia que eu fizesse hoje, incluindo todos os contos que escrevi desde 2010.

“O Pecado da Tristeza e outras histórias” é uma obra definitiva, que vira uma página em minha carreira, solidificando em formato editorial toda uma fase de minha carreira. Apenas acho uma pena que os imprevistos (econômicos e políticos) tenham adiado por cinco anos a edição deste livro. Não que seja totalmente lamentável este atraso, pois me permite agora olhar com mais distanciamento para essas obras e reconhecer sua qualidade.

Além da beleza das histórias, o livro se caracteriza também pela beleza da apresentação, com um notável projeto gráfico de Vítor Donofrio Arruda que aproveita um formato pouco convencional e um papel de alta densidade para obter efeitos interessantes.

Para fechar, o livro ainda é gentilmente dedicado a Deolzira e Anunciata, as professoras que me alfabetizaram, lá na escolinha rural de Itamarati de Minas. Hoje a Escola Municipal Sebastião de Carvalho não existe mais, mas um pedacinho dela fica registrado nesse livro, através dessa dedicatória.


  1. Também incluído na antologia da CBJE. 

4 thoughts on “O Pecado da Tristeza

  1. Obrigado pelo interesse, Suzana.
    Existem duas formas de fazê-lo. Uma é comprando pelo link no rodapé da página. Outra é comprar comigo. Acredito que a maioria das pessoas preferirá comprar da Edusp, mas se você quiser comprar comigo, é só depositar na minha conta o valor e eu te envio um exemplar. Mas, atenção outras pessoas que estiverem lendo. ANTES DE DEPOSITAREM DINHEIRO EM MINHA CONTA **CONFIRMEM A DISPONIBILIDADE**, pois eu recebi poucos exemplares e só posso vender se adquirir outros da Edusp.

    Devido ao interesse, vou criar uma lojinha virtual aqui no site para vender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *