Mythos Mineiros

Esta é uma coletânea de nove histórias (entre contos e novelas curtas) que têm em comum a ambientação no interior de Minas Gerais e a inspiração no “horror cósmico” de H. P. Lovecraft e Clark Ashton-Smith — daí a grafia “mythos”. Além do conceito de realismo mágico e da inspiração de algumas delas em sinopses de Clark Ashton-Smith, as histórias não compartilham um mesmo universo ficcional, sendo cada uma independente das demais.

mythos mineiros: capa

O título alude ao mythos de Cthulhu, que é um elemento comum a várias obras dos citados autores, e à minha intenção de produzir uma literatura de horror com ambientação puramente nacional e apelo universal, com um toque de “uai”. A ideia é a criação de um cenário de fantasia e horror tipicamente mineiro (mythos mineiro) que possa ser compartilhado por outros autores que o desejem.

Esta segunda edição inclui várias revisões estilísticas e gramaticais, além da reescrita de dois dos textos, “A Invasão” e “Além do Roseiral”. Houve também uma alteração na ordem das histórias.

Sonho Duplo
André recebe de madrugada a visita de um transtornado amigo e a partir daí começa a descer em uma espiral de loucura. Baseado vagamente em uma sinopse de Clark Ashton-Smith e em algumas anotações de H. P. Lovecraft.
A Ponte Até o Luar
Daniel é um escritor que já passou um pouco da época em que esperava ter obtido reconhecimento. Está enfrentando também uma crise no casamento porque a mulher com quem se casou está perdendo a beleza. Vive cheio de remorsos em relação à relação mal resolvida com o pai, que acaba de morrer. Ele viaja ao interior de Minas Gerais para o funeral e lá enfrentará a razão pela qual foi viver em São Paulo, longe da família: a mulher com quem seu pai se amasiou depois da viuvez. Durante a execução testamentária Daniel descobre que o defunto havia preparado surpresas e armadilhas para toda a família. Muito vagamente baseado em uma sinopse de Clark Ashton-Smith.
Tempo de Semear, Tempo de Colher
O último grande proprietário de terras em uma região decadente do estado vê partirem seus últimos vizinhos e amigos, enquanto a cidade definha e uma madeireira voraz deseja comprar todas as terras para plantar eucalipto. Baseado em uma ideia do caderno de notas de Lovecraft e na letra de uma canção do Blue Oyster Cult.
Além do Roseiral
João e Alice são namorados, mas ele desaparece tentando descobrir o que significa um sussurro misterioso que ouve dentro de sua cabeça. Através das cartas e pistas deixadas por ele, Alice descobre coisas surpreendentes sobre si mesma. Baseado bem vagamente em uma sinopse de Clark Ashton-Smith, este conto foi totalmente reescrito, inclusive mudando o foco narrativo para outros personagens.
Noites de Insônia
Paulo deseja dominar os segredos perdidos de uma tradição Mágica quase esquecida. A partir de um velho grimório ele desenvolve um ritual, sem saber das terríveis consequências que enfrentaria. Inspirado na leitura do Tratado Elementar de Magia Prática, de Papus.
Aonde Pousam os Sonhos dos Loucos
Uma expedição coordenada por geólogos de uma universidade brasileira investiga uma misteriosa montanha do interior de Minas Gerais.
A Invasão
Um grupo de pessoas comuns — pecadores, perdidas e tolos em geral — está confinado em um bordel, na encosta de uma montanha, assistindo ao que parece ser uma invasão alienígena. Baseado em um sonho e ideias vagamente colhidas em contos de Stephen King.
A Virgem do Sabá
O sangue mestiço de Jerônimo lhe permite transitar entre os mundos, sabendo e ignorando coisas perigosas dos dois. Movido pela sensualidade de Jovita, que viu prestes a ser sacrificada em um ritual inominável, ele desafia os poderes das trevas, com consequências imprevisíveis. Inspirado (mas não exatamente “baseado”) em uma sinopse de Clark Ashton-Smith.
Tratamento Inverso
Um psicólogo de fama duvidosa enfrenta seu maior desafio: um paciente que diz conhecer o futuro (não prever). Após algumas demonstrações de que o homem realmente sabe de alguma coisa, o psicólogo percebe um pouco tarde demais o que realmente significavam as estranhas predições do seu paciente. A partir de uma ideia de Clark Ashton-Smith.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *