A Persistência

Minhas lista de links chamou-me a atenção hoje pela coincidência de quase todos os membros dela, exceto o infatigável Sérgio Ferrari, do blog “Astro Miau”, estarem encerrando as atividades. Félix Maraganha já havia abandonado a literatura há cerca de um ano, em um episódio triste, que incluiu jogar no lixo todos os seus originais inéditos e os exemplares de suas obras publicadas. Episódio de que não restou registro porque agora o seu “Calango Abstrato” é um blogue privado. Felipe Holloway não atualiza o “Estou numa ilha deserta” há mais de um ano. Idem para Ronaldo Brito Roque e suas “Estórias Pacatas”. Por sua vez, Bia Machado está a encerrar as atividades do seu blogue de leitura “Paraíso de Borges”.

dali_persistencia

Esta coincidência me coloca como um persistente, um sobrevivente dos tempos do Orkut. Entre os mortos, como o JRP, os aposentados, como o Sinki, e os demais desaparecidos ou desinteressados (aí incluídos autores interessantes como o Joks Lobo, a Larissa Redeker, a Ilka Canavarro e a Marjory Tolentino), eu estou ficando sozinho. Da minha turma, isto é, das pessoas que tinham algum contato e amizade comigo nos tempos literários do Orkut, estão sobrando cada vez menos pessoas. Os que sobram são as pessoas com quem eu não tinha muito contato na época, como o Rubem Cabral, o Gustavo Araújo e outros, ou até pessoas com quem tinha rivalidade. “Minha turma” já não existe. Fica uma sensação meio Cazuza na gente. Mas não foi de overdose que morreram os meus heróis.

Hoje eu acredito que a ampla maioria das pessoas que leem este blogue sequer sabem que eu fui, um dia, co-proprietário (ou co-tirano, como alguns preferem) de uma comunidade no Orkut chamada “Novos Escritores do Brasil”, quase ninguém lembrará que numa das várias crises lá acontecidas, causadas pelo comportamento do seu “Mikado”, o Sérgio “Peruano” Sinki, eu acabei expulso e tive todas as minhas postagens apagadas, como que não apenas perdi alguns textos, como também perdi uma parte da história de minha formação literária, perdi contato com muita gente que eu gostaria de ter preservado, e ainda perdi, por conta de não ter saltado cedo do barco que naufragava, o respeito de pessoas que ficaram duradouramente com uma péssima impressão de mim.

Mas tudo isso é passado. Não foi no século passado, mas foi na década passada, o que é quase a mesma coisa, nestes tempos velozes. Já não faz sentido eu supor que ainda desfrute de alguma reputação, positiva ou negativa, oriunda daqueles tempos. A não ser, possivelmente, alguma inimizade renitente que alguém cultive, sei lá por quê.

Essa constatação me deixa um tanto desorientado, um tanto inseguro. É como se eu fosse, de novo, um desconhecido na praça com meus versos e parágrafos, encontrando ouvidos moucos e olhares tortos. Tudo piorou depois que decidi abandonar o blogspot.com e vir para cá, nesse blog pessoal. Demorou muito tempo para eu ser redescoberto, para que o antigo tráfego de lá viesse para cá. Lá eu estava chegando nas 50 mil visitas, aqui eu patinei durante muito tempo.

Com tudo isso em mente, imagino agora como poderei reagir, ou me aproveitar. É uma oportunidade, mas é uma perda. Eu preferia carregar o peso de meus antigos erros, se pudesse também arrastar comigo aquele antigo reconhecimento. Até os ressentimentos que possa ter causado a outras pessoas me parecem importantes, nesta quadra da vida. Cheguei aos 41 anos, mas não cheguei a lugar nenhum ainda.

6 thoughts on “A Persistência

  1. “Tudo piorou depois que decidi abandonar o blogspot.com e vir para cá, nesse blog pessoal. Demorou muito tempo para eu ser redescoberto, para que o antigo tráfego de lá viesse para cá. Lá eu estava chegando nas 50 mil visitas, aqui eu patinei durante muito tempo.”

    Você não redirecionou o antigo domínio para cá? Não lançou nota de alerta? Não contactou o Google?

  2. “Félix Maraganha já havia abandonado a literatura há cerca de um ano, em um episódio triste, que incluiu jogar no lixo todos os seus originais inéditos e os exemplares de suas obras publicadas. Episódio de que não restou registro porque agora o seu “Calango Abstrato” é um blogue privado.”

    1) Porquê ele fez isso?
    2) Não tem um arquivo online com cópia do conteúdo?

  3. Eu também não esqueci docê, J.G.!!! 😉
    E vamos parar com essa melancolia porque, com 41 anos, ainda tem muito chão (ou a falta dele!) pela frente!
    Guarde os seus “livrinhos azuis” como se fossem aqueles famosos comprimidinhos de mesma cor… rs!
    Volta e meia eu pego os ditos cujos e, em meio às “teias” ao folheá-los, o Tesão dos Primórdios Tempos lateja com força!
    Sempre avante, parceiro!!! 🙂
    Abrax,
    Paz e Bem!

  4. Oi! Parei com o blog, mas comecei outro, no WordPress. Ah, nada de mais, só porque estava enjoada da cara do antigo, rs. Faço a mesma coisa: falo do que li, do que vou ler, bem menos do que eu gostaria… Quase sempre só escrevo quando sobra um tempo, o que está sendo difícil, mas vamos lá… O pior da história é que quero muito ler os blogs dos outros e não consigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *