Como Seria a Vida sob o Comunismo?

O artigo a seguir é um exercício de imaginação, baseado nas obras de Karl Mark e Lênin. Não se trata de uma descrição da vida na União Soviética porque esta jamais atingiu o estágio do “comunismo ideal”, embora tenha sido o estado que dele mais se aproximou. Algumas das coisas citadas aqui existiram na União Soviética, outras nunca saíram da teoria revolucionária. A diferença entre uma e outra eu deixo como um exercício para o leitor interessado.

Esta foi originalmente uma resposta que dei a uma pergunta no Quora.com. Alguns usuários que foram cidadãos da União Soviética fizeram certos comentários que eu levei em conta para aperfeiçoar a resposta. Um destes comentários em especial lembrou que o “comunismo ideal” seria um estágio pós-civilizado, que ele não poderia coexistir com o estado, nem mesmo um estado mantido sob a “ditadura do proletariado”. Não mudei o título do artigo, por amor da polêmica que a palavra “comunismo” atrai (e certamente este artigo em algum momento receberá comentários cheios de ira e de espírito cruzado feitos por pessoas que não tiveram tempo de ler mais que o título…). Porém, neste segundo parágrafo eu ressalvo o que os russos me contaram: a sociedade aqui descrita, efetivamente muito parecida com o que realmente existiu na União Soviética, exceto em detalhes e em dois ou três tópicos, deveria ser chamada de “socialista” em vez de “comunista”.

Meu objetivo aqui não é nem defender e nem atacar o comunismo ou o socialismo, mas meramente entender e explicar em nome do que os socialistas e comunistas travam suas lutas. Alguns leitores considerarão que eu descrevi uma utopia. Outros se horrorizarão, dizendo que é a mais horrível das distopias. Certamente há muita coisa aqui que é desejável em qualquer sociedade, e os comunistas as quererem não diminuiu o seu valor. Outras certamente são indesejáveis e nenhuma contorção ideológica as dourará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *